sábado, 5 de março de 2011

P.S.

Calma!... Este é o P.S. de Post-Scriptum, não aquele que está a levar o nosso país p'rá-cripta-um. Sim, as criptas para os países estão numeradas e pela ordem por que se espera que cada país morra. Bom, mas voltando ao post-scriptum... todos sabemos para que serve: para transmitir alguma informação de que nos lembrámos só depois de ter acabado o texto... tudo certo, quando o texto é escrito à mão. Ter de reescrever o texto todo só porque me tinha esquecido de qualquer coisa dá muito trabalho, cria-se um P.S. e está tudo bem! Só que, novidade das novidades, hoje em dia há computadores... e continua a haver P.S.! Em vez de editar o texto no computador, há quem continue a criar post-scriptums! Não é preciso, meus meninos, basta editar o texto para trás, acrescentar ou retirar o que se quiser e ninguém dá por nada... oh p'ra mim a editar o texto que já escrevi... sabem onde? Não, claro que não... oh p'ra mim outra vez... ah, quase que descobriram desta vez, mas não... oi, tinha escrito 'não' sem til, já editei, ninguém deu por nada! Nada, zero! Portanto para que se usa o P.S. em e-mails e afins? Eu respondo, porque eu às vezes também o faço: para mudar radicalmente de assunto e introduzir um tema que nunca seria trazido à baila no corpo do texto. Por exemplo:

Caro Sr. Dr. X,
junto envio o relatório e contas relativo ao ano transacto.
Com os melhores cumprimentos,

Y
P.S.- O nosso Sporting vai desta p'rá-cripta-um.

Cá está... o P.S. a fazer o papel de 'and now for something completely different' que nunca seria falado numa reunião séria de trabalho... Se a resposta for 'Oh Sr. Y, eu acho uma afronta para o estado do país o dinheiro que eles ganham. O futebol devia ser abolido!', não importa... era só um P.S., sem importância. É isto, o P.S. agora significa 'mudando de assunto, mas para um assunto que pode não ter relevância alguma'... ou seja devia ser um M.D.A.M.P.U.A.Q.P.N.T.R.A., só que escrever isto seria parvo... sim, porque em vez de editar o texto escrever um P.S. não, isso não é parvo... é talvez bem para lá disso!...

P.S.- Quando é que mandamos o outro P.S. p'rá-cripta-um? Com a viagem até lá, sempre podia ser que eles se apercebessem do preço a que está o gasóleo...

5 comentários:

  1. Pedro,
    eu sei que custa mas,
    tens que deixar o Sporting ir...


    p.s.: não? mas eu não quero mudar o texto. está tão saudosista assim...
    p.s.2: estava a pensar: e se o POST-scriptum for escrito ANTES do scriptum?

    ResponderEliminar
  2. P.S.- O equivalente a um post-scriptum mas antes do texto é um pre-scriptum... ou seja é um P.S. à mesma...

    Eu não consigo deixar o Sporting ir... talvez ele me consegue deixar ir a mim... Sporting, posso ir?

    P.S.- Não tenho mais nada a dizer, mas dada a índole deste post (de blog, sem scriptum), não podia acabar sem um P.S.

    ResponderEliminar
  3. o que eu queria dizer, em relação ao post-scriptum, é se tu escreves o

    olá,
    [texto]
    xau,
    i.

    [post-scriptum]

    mas o p.s. é escrito antes de o texto ser escrito. expressei-me bem antes?

    (realmente as abreviaturas dão muito jeito nos tempos que correm. uma pessoa escreve o P.S. no final, e ninguém sabe o que quer dizer o "p." de facto.)
    (sabes o que é? queremos viver coisas novas, mas não queremos abdicar dos formatos anteriores. e isto aplica-se a muita coisa na vida!...)

    ResponderEliminar
  4. P.D. - Peço desculpa... Não tinha percebido da primeira vez, mas agora está claro...

    ResponderEliminar
  5. pronto, lá vem a "confusão" outra vez... peço desculpa. e fico-me por aqui. ;)

    ResponderEliminar