sábado, 21 de maio de 2011

Desenhos animados desanimam adulto

Estou inquieto... estive a ver desenhos animados para escolher os mais apropriados para a minha filhota. Para já, estão eliminados todos os que incluam bonecos que eu não identifique como pessoas ou animais queriduchos. Que é feito do Tom Sawyer e do D'artacão? Já são crescidos, será que ninguém quer ver desenhos animados com personagens trintões? Enfim... temos que nos aguentar com o que há. Comecemos pelo Noddy. Ora, o Noddy vive no país dos brinquedos... é um pouco consumista, faz logo lembrar o mundo encantado dos brinquedos, da Leopoldina, onde há reis, princesas, dragões. No do Noddy, no entanto, só há brinquedos... e o Noddy passa episódios inteiros a resolver os problemas de outros brinquedos, sejam os vestidos para o concurso de beleza das bonecas que foram roubados ou o coelho da Duracell que está sem forças porque comprou pilhas no chinês. Na minha opinião, a vida é demasiado complicada no país dos brinquedos para um bebé poder assistir. Além disso, o Noddy anda sempre de carro, o que é um incentivo à obesidade. E a mais, aposto que leva algo suspeito na bagageira, que ele nunca a abre. Será que o Tom Sawyer e o D'artacão estão lá fechados? Fica a pergunta... já os Teletubbies têm uma dieta só de vegetais (na terra deles não há animais, já repararam?), daí que lhes tenham nascido aquelas ervas daninhas na cabeça. Depois há o "Panda vai à escola"... a verdade é que não há dia nenhum em que aquele panda vá a escola e não saia de lá com os dois olhos negros... é o bullying. O programa é educativo e além de mostrar à criança que a vida na escola nem sempre é fácil, ensina-lhe muito sobre a vida futura. Por exemplo, têm aquela música de "uma mãozinha à frente, uma mãozinha atrás"... com a taxa de desemprego que se perspectiva, é como vão ter que andar as nossas crianças no futuro... uma mãozinha à frente, uma mãozinha atrás, não há dinheiro para roupas! Ora bem, de desenhos animados elegíveis na minha lista, só resta o Pocoyo. No fundo o Pocoyo é o maior e o preferido da minha filha, ou pelo menos é o que nós a levamos a acreditar. O elenco é fácil... além do Pocoyo (um menino) há o Pato (é um pato, convém esclarecer, já vão perceber porquê), a Eli (uma elefante cor de rosa que dança ballet), a ave dorminhoca (é uma ave que passa o episódio a dormir) e a Lula (que é um cão, lá está... é a forma que o autor encontrou para mostrar quem manda). No Pocoyo tudo é fácil e coerente. Por exemplo, o Pocoyo vive, e cito, "no sítio onde o Pocoyo vive". E digo-vos que a vida "no sítio onde o Pocoyo vive" é um pouco mais fixe que a vida "no sítio onde o Pedroto vive"... tem menos mobília, mas é mais fixe. Sim, porque como se pode ver pela índole deste blog, a minha vida é uma seca...

5 comentários:

  1. O Pocoyo tem sempre um gorro/boné enfiado na cabeça.
    O Pocoyo vê/mantém amizade com elefantes cor-de-rosa.
    O Pocoyo chama-se Pocoyo.

    Acho que já tenho aqui alguns argumentos para desaconselhar vivamente a visualização destas heresias por parte de uma bébé inocente.

    ResponderEliminar
  2. "O Pocoyo tem sempre um gorro/boné enfiado na cabeça."
    Genial! Gorro/boné dá para o frio e para o sol! O Pocoyo é genial!

    "O Pocoyo vê/mantém amizade com elefantes cor-de-rosa."
    Correcção: vê uma elefante cor-de-rosa. Da maneira como o dizes, no plural, até parece que o Pocoyo é algum bêbado ou está sob a influência de narcóticos...

    "O Pocoyo chama-se Pocoyo."
    Celebridade do dia: La Palisse. Hoje, e especialmente para ti... ;)

    Quando tiveres argumentos válidos, então volta cá... agora estar aqui com heresias contra o Pocoyo é que não! Já diz o Cap. 16, versículo 21 do livro do Êxito da Bíblia dos DA:

    "Não atentarás contra bonecos que vestem só de uma cor. Se for com mais que 3, então está bem..."

    Tu como amante das artes deverias saber isto! ;)

    ResponderEliminar
  3. : )))
    (e ele a dar-lhe com o axioma cromático...)

    ResponderEliminar
  4. o Pocoyo é tão fofinho!!!
    porque é que o Pato se chama Pato? alguma influência portuguesa positiva no mundo?
    para mim, a melhor parte da Ellie não é elea ser cor-de-rosa. isso qualquer elefante é capaz de ser! é ela dançar ballet. que ideia brilhante!
    (eu estou rendida ao Pocoyo! admiro especialmente o vazio que o rodeia: contrasta enormemente com a realidade do meu quarto e elege-o como novo modelo a seguir!
    já agora... de certeza que o Pocoyo é um menino? nós é que colocamos a partícula "o" antes. e por vestir de azul... agora os meninos vestem cor-de-rosa.)

    ResponderEliminar
  5. O Pocoyo é um menino de certeza, que eu já ouvi a voz-off chamar-lhe rapaz. Era tão bom haver uma voz-off que fizesse esse serviço na vida real... para aquela malta que veste mais de 3 cores e assim... :D

    ResponderEliminar