domingo, 2 de janeiro de 2011

Genética for Dummies

Pela primeira vez no "Olha, tu queres ver?!" uma experiência científica. A experiência é um teste à paciência do sujeito e baseia-se no seguinte: Cada trial da experiênicia começa invarialmente com uma pessoa a dirigir-se à bebé do sujeito com um 'Ai que olhos azuis tão lindos que ela tem!', enquanto pensa 'se não te pões a pau, daqui a menos de 15 anos és avô'. O sujeito responde 'Muito Obrigado!' enquanto pensa 'lá vamos nós outra vez...'. A pessoa inclina-se ferozmente com os olhos esbugalhados em direcção aos do sujeito e diz 'Mas nem tu nem a tua mulher têm olhos azuis, pois não?!' com uma cara de 'Tens a certeza que a bebé é tua?!'. O sujeito responde 'Não, temos os olhos castanhos!... Foi buscar os genes aos avôs, que têm os dois olhos azuis! As leis de Mendel explicam isso...', o gene azul é recessivo, cada pessoa tem dois referentes à cor dos olhos, se o meu pai tem olhos azuis, eu tenho pelo menos um gene azul, um outro castanho (que me dá a cor aos olhos), o mesmo para a minha mulher, logo um descendente nosso tem 25% de hipóteses de ter olhos claros (9º ano, meus amigos, simulação aqui). A pessoa, agora com uma cara de 'Bonito, não só não é dele, como ainda por cima a mulher convenceu-o de que é com balelas de teorias cientifícas' para tentar disfarçar, diz 'Ah, pois, ou dos avôs ou da tua cunhada, que também tem os olhos azuis.' O sujeito, com um sorriso de quem desistiu diz 'Pois, também pode ser...', enquanto pensa 'Oh minha alminha, se ela fosse buscar os genes à minha cunhada, além de não ser minha também não era da minha mulher!' E pronto, entretanto a bebé balbucia qualquer coisa chamando a atenção da pessoa e a conversa acaba... é assim, mais um trial da experiência completo.
A conclusão deste estudo é que o sujeito é extremamente paciente, que é uma forma elegante de dizer que é um amorfo. Se fosse comigo, já tinha espetado duas lambadas a essa gente.O final do estudo está previsto para daqui a muitos anos, mas ninguém avança com datas... infelizmente para o sujeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário