quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Consumismo à Grand Vitesse

O país precisa, lá estou eu a cumprir o meu papel. Hoje saí de casa e deu-me para ir às compras... comprar qualquer coisa, não sabia bem o quê, mas queria consumir... no fundo, ajudar o país. E segui o meu caminho em direcção ao trabalho. Nem de propósito, um GNR manda-me parar... a mim, não ao carro que ia à minha frente que a grande velocidade me acabava de ultrapassar... fui eu o escolhido, the chosen one. Boa, não há melhor maneira de começar o dia, pensei eu, de mim para comigo (ui, que bela expressão!). Consumados os bons-dias mútuos, perguntei ao Sr. GNR, 'Então diga-me lá o que é que tem aí de bom, do dia, assim fresquinho?'. 'Olhe Shôr Pedroto', diz-me ele, 'temos todo o tipo de contra-ordenação, mas o que tem estado a sair mesmo bem é o excesso de velocidade.' Ora nem mais, nem menos... 'É mesmo isso, pode ser então um bocadinho de excesso de velocidade! A quanto é que está?' O Sr.GNR responde 'Olhe, por 2 km/h acima do que começamos a cobrar... 120 euros!'. 'Chiça' digo eu, realmente indignado com o preço, 'Isso sai a 60 euros o km/h, é puxadito!'. 'Ah pois,' diz o Sr. GNR, 'isto é pegar ou largar, que se não for o Shôr Pedroto outros virão...'. 'Pronto, trate lá disso, eu levo os 2 km/h', respondo eu, 'mas quero dos bem fresquinhos, não me dê dos tocados, que a patroa depois manda vir comigo.' E pronto, mais coisa menos coisa, foi isto que se passou... não foi bem, mas foi quase. Falta só dizer que quando me falaram em excesso de velocidade lembro-me de pensar 'Olha, queres ver que estou no Dakar?'... Ah, e falta também dizer que estive mais de 20 minutos à espera que o Sr. GNR preenchesse o meu nome no computador, para imprimir o certificado de compra que eles dão a seguir. Já o estive a ler com cuidado e a compra deu-se na localidade de Arroteia... há localidades com nomes felizes para quem tenta fazer o humor! Não confundir com fazer o amor, que o uso desta palavra nesse contexto é capaz de não dar resultado. Mais um conselho importante, hein, sempre a aprender por aqui!... Vá, agora voltem lá às vossas vidinhas!... não, não é um termo depreciativo, é carinhoso! Hoje comecei bem o dia, portanto deu-me para este lado dos miminhos...

4 comentários:

  1. Segundo um estudo científico, realizado por um grupo de renome com o maior rigor, faltava-te apenas uma coisinha para não "teres ido às compras" logo pela manhã: ser mulher!
    E olha que "não ter de ir às compras" e "mulher" na mesma frase, é coisinha para ser muito rara! :)

    ResponderEliminar
  2. Ui, essa frase dava um post só por si... ;)

    ResponderEliminar
  3. genial, caro Pedroto, conseguiste transformar um drama trágico numa comédia de linha da frente. não vale isso por si só os 120€ pagos?! caramba, visto assim até parecem pouco!

    ;P

    (inês a.)

    ResponderEliminar
  4. Até parecem pouco?! Se os caros leitores deste blog quiserem fazer uma vaquinha para financiar mais posts como este, a gerência agradece... :D

    ResponderEliminar