terça-feira, 6 de agosto de 2013

Amnésia

Joaquim Pais Jorge (JPJ), novo secretário de estado do Tesouro, propôs alegadamente SWAPs tóxicos ao Governo de Sócrates para mascarar as contas públicas, negócio que o governo da altura não aceitou. Esta notícia esta a chocar a opinião pública, pois vem agora mostrar que nem todas as decisões do Sócrates durante a sua legislatura foram erradas. Não, aqui ele acertou. De resto, uma vez que JPJ é apenas mais um ilustre desconhecido que sai dos meandros da banca para o Governo, a sua alegada proposta não espanta ninguém. De facto, para mim o que é espantoso é que JPJ, para sua defesa, alegou que já não se lembrava se esteve nessa reunião ou não. Isto sim, é de valor, pois aparentemente (o que é bem diferente de alegadamente) a prática de propor produtos financeiros tóxicos a governos para mascarar contas era algo tão habitual para o JPJ, que ele nem se lembra se esteve nessa reunião ou não. Alegadamente, o JPJ quis ajudar a arruinar o estado, aparentemente agora vai conseguir. Diz a oposição que este é um caso em que se pôs a raposa a guardar as galinhas, mas na minha perspectiva o que se passa é que há muitas raposas a guardar um única galinha, das magras e, pelos vistos, intoxicada. Se o JPJ jogar a carta "como quer que eu me lembre, eu nem me lembro do que comi ontem" eu apostava que foi galinha. Mas apostava a feijões, que não tenho dinheiro para apostar a sério. E ainda dizem que "Caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém," o meu ordenado que o diga!... Outra coisa, alguém me sabe dizer o que é que aconteceu às agências de rating? Nunca mais ouvi falar delas... será que não têm um nível previsto para a qualidade do nosso governo? "Oh diacho,... então já estavam no nível mais baixo e agora metem lá um ex-dirigente da SLN e outro que quis impingir SWAPs tóxicos... Só se nós criarmos um nível novo: Lixo, Abaixo de lixo, Qualidade de jogo do Sporting na época passada, Esgoto, Abaixo de esgoto, Governo português. Acho que assim está bem, confirma só com o Relvas que não temos erros ortográficos..."

2 comentários:

  1. No léxico político / financeiro, constantemente enriquecido (ao contrário da economia), qual será o verdadeiro significado de TÓXICO? Será proveniente de um produto gasoso, líquido ou sólido? Será que me podes ajudar?
    Perdi-me, provavelmente devido à toxicidade que anda no ar.
    Quanto às agências de “rating” devem estar, também, intoxicadas.
    Este governo português é fogo e, talvez ele mesmo, tóxico.
    Um abraço
    Rui Silva

    ResponderEliminar
  2. Rui, fui ver ao dicionário e é esta a definição: um produto tóxico é um produto que depois de ingerido nos leva ao hospital para uma lavagem de estômago; Um produto financeiro tóxico é um produto que depois de adquirido pelo nosso governo nos leva ao mesmo hospital (por depressão), mas a pagar dez vezes mais de taxa moderadora. Abraço

    ResponderEliminar