segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Birras

Penso que já toda a gente presenciou aquela birra de uma criança no supermercado que grita e chora e manda-se para o chão e sei lá que mais... Pois, eu também já tinha visto algumas, mas recentemente tenho visto outras quantas, ainda por cima com uma perspectiva diferente: a protagonista é minha filha! Muito curioso... recordo-me de quando via episódios destes com filhos dos outros, pensar: "Ai, se fosse meu"... seguido de um "eu dizia-lhe das boas..." ou "...eu mostrava-lhe quem manda..." ou "... ele não fazia isto!" Pois bem, novidade das novidades, agora é meu!...ou melhor, minha! E ainda maior novidade: "eu digo-lhe das boas", já lhe "mostrei quem manda" e ela "continua a fazer isto"!... É curioso como antes de ter crianças eu sabia tanto sobre como educá-las, mas agora que as tenho parece que o conhecimento desapareceu... Mas enfim, dizem que é um processo, que é normal nesta idade e que faz parte da definição da personalidade. A mim soa-me mais a um "Aguenta, tem paciência, não a dês para adopção!". E eu tenho, para já... até tenho feito uns tempos de meditação para me acalmar. Aliás, com tanta meditação, já percebi porque o Papa consegue ser uma pessoa tão pacífica: é que ele não têm filhos! Por outro lado já vi um ou outro padre perder as estribeiras numa ou outra situação... alguém quer perder algum tempo a fazer a correlação?

P.S.- Em Itália, birra quer dizer cerveja. Cá para mim a génese da palavra birra vem do facto de que lá, cada vez que a criança fazia uma, o pai tratava-a com cerveja... é desconhecido se a cerveja era para a criança, se para o pai, ou se era dividida pelos dois... mas em qualquer dos casos acho que a birra da criança ficaria bem mais fácil de suportar.

2 comentários:

  1. Este post parece um elogio à célebre frase "Um dia, quando fores pai percebes"! :)
    Grande criança a tua! Se não fizesse birras nesta idade é que era de estranhar!:P

    ResponderEliminar
  2. Hehe... sabes que quando tu és pai achas que a tua criança não vai ser como as outras, a tua criança será sempre um amor de bebé. "Um dia, quando fores mãe, percebes..." ;)

    ResponderEliminar