quinta-feira, 26 de abril de 2012

25 de Abril, quase sempre!

Celebrámos ontem o dia da liberdade, em que caiu a ditadura no nosso país. Não sei que tipo de ideias é que isso deu à minha filha, mas ela agora anda com a mania que tem opinião! Já emite opiniões, dizendo coisas como "Não quero!", "Não, papá!" ou "O papá é tótó"... e digamos que eu não gosto de nenhuma delas, tirando a última que até é bem observado. Se por um lado o país celebra a queda da ditadura voltando à qualidade de vida que se tinha na altura, parece-me que no caso da minha filha já não há volta a dar... ela vai continuar a emitir opiniões quer eu queira, quer não. É como se costuma dizer: "Os pais ensinam as crianças a andar e a falar, para depois lhe estarem sempre a dizer para estarem caladas e quietas," o que parecendo que não ainda cansa uma pessoa. Portanto muda-se a estratégia. Como não se consegue estar sempre a mandar calar a criança, a única maneira de dar a volta é fazer com que as opiniões dela sejam aquilo que nós queremos. À pergunta "Chocolate, papá?!" (sim, ela já provou chocolate, é impossível não provar, ela tem avós!) responde-se em tom entediado "Chocolate? Isso não presta"... enquanto que por outro lado dizemos com um ar de quem ganhou o euromilhões "Anda, vamos ao penico! O penico é fixe... olha, é pequenino como tu! Queres que o Panda vá ao penico contigo..." enfim, escusam de comentar que eu também li... mas tem de ser, que a criança já tem opinião! É o que dá, vivermos num país com liberdade de expressão! A estratégia é parecida com o que os nossos governantes fazem connosco, tentando-nos mostrar que o que nos está a acontecer é um mal necessário, era bem pior se eles não fizessem o que fazem. Só que nós, os adultos, parece que temos mais dificuldade que as crianças em usar a nossa liberdade de expressão... senão já teríamos saído para as ruas a perguntar aos nossos governantes aquilo que a minha filha agora me anda sempre a perguntar: "Que estás a facher, papá?!"

P.S.- Nota para a liga de proteção de animais: Nenhum Panda foi utilizado para a escrita deste post! O Panda que vai ao penico com a minha filha é um peluche...É chata, esta malta fundamentalista ambiental. Vá, agora ide pentear macacos... de peluche, também!

Sem comentários:

Enviar um comentário