terça-feira, 17 de abril de 2012

Vale o dinheiro?!

Ora aqui está uma expressão boa. Paguei X por tal coisa, mas vale o dinheiro! Será que de cada vez que dizem isto, as pessoas fazem as contas ao tempo que tiveram de trabalhar para ganhar aquele dinheiro? Se calhar fazem, mas a avaliar pelas médias nacionais a matemática, estou capaz de dizer que as fazem mal e que embora lhes parece que vale o dinheiro, muitas vezes, não vale! Mas o caso particular que eu tenho em mente é o seguinte: dei cerca de 30€ por um bilhete para ver a meia-final da Liga Europa entre Sporting e o Bilbao da próxima quinta-feira. Será que vale o dinheiro, será que vale a pena ir? Recolhi algumas opiniões, a saber, a óbvia "Depois do jogo logo vês se valeu a pena", a comparativa "É bom preço, por um concerto pagas o dobro" (com a diferença de que num concerto tem-se a garantia de se ir ver um espectáculo, e num jogo do Sporting nem por isso...), a demagógica "Com o estado em que estão as coisas, como consegues gastar dinheiro com futebol?!", a de sportinguista tipo 1 "Vai, Só eu sei porque não fico em casa..." (e nesta altura já está abraçado a mim e aos saltos), a de sportinguista tipo 2 "Não vás, somos sempre roubados pelos árbitros..., (e eu contraponho) Contra o Benfica não fomos , Pois, é o sistema... (e eu contraponho) ???", a resposta aluada tipo 1 "O Sporting está nas meias-finais? Boa!", a resposta aluada tipo 2, muitas vezes proferida depois da aluada tipo 1 "As meias-finais é quando só estão duas equipas, não é? Boa!" (Sim, a final é quando só está uma...), a resposta probabilística tipo 1 "O Sporting em mais de 100 anos de história só esteve em 5 meias-finais europeias, portanto vai, que em média tens de esperar mais de 20 anos pela próxima oportunidade", a resposta probabilística tipo 2 "Com o avançar da competição, a probabilidade do Sporting perder aumenta! Não vás!", a resposta moralizante "Vai, o Sporting vai ganhar e se não fores vais ficar com pena!", a resposta desmoralizante "Arriscas-te a pagar 30 euros, apanhar chuva ou frio e a vir de lá chateado!", a resposta da minha mulher "Arriscas-te a pagar 30 euros, apanhar chuva ou frio e a vir de lá chateado!" e, finalmente a resposta da minha filha "Papá, anda brincar!". No fundo, nenhuma da anteriores me satisfaz, tirando a da minha filhota, que é sempre válida!... E então mudei o paradigma e olhei para o problema de outra maneira. Numa escala diferente, isto é como jogar na lotaria. O talão da lotaria, será que vale o dinheiro? A resposta geral é não, não vale! Se não se ganhar os primeiros prémios, não vale! Ainda assim, na pior das hipóteses dá-se dinheiro à Misericórdia e isso é valioso, pelo trabalho que eles fazem. Se bem que o principio está errado. O dinheiro que se dá à Misericórdia é com o intuito de se vir a ganhar muito dinheiro e não com o de ajudar. É como aquelas campanhas: Compre isto por 2 € e 1€ é dado à Associação tal! É pá, se é para ajudar, mais vale dar logo os 2€ a essa associação. Temos de parar com esta ideia do consumismo solidário! E é o que eu estou a fazer! Sim, é verdade, até me fica mal estar aqui a vangloriar-me disto, mas dei cerca de 30€ para ajudar o  meu Sporting (que precisa porque está falido) e não espero nada em troca: não espero que eles ganhem, nem que eles joguem sequer bem... e agora estou em paz com a minha decisão! E até à hora do jogo, vou ficar assim... depois logo vos digo qual das respostas acima é está certa...

Sem comentários:

Enviar um comentário