quinta-feira, 1 de março de 2012

Critica Musical

Aqui vai um post à deputado: não percebo do que vou falar, não me documentei sobre o assunto, mas tenho uma opinião que vou partilhar! Sim, este post é sobre critica musical. Penso que será o primeiro deste blog (falha tremenda) e tem probabilidades elevadas de ser o último. Vá lá, uma probabilidade igual à de Portugal e a Grécia sairem do Euro (moeda, não campeonato europeu de futebol)... ou seja, vai depender da conjuntura! Mas aqui vai... outro dia, a fazer zapping radiofónico ouvi o locutor a apresentar a música "Sing like me" do Chris Brown. A minha primeira pergunta foi: Quem é o Chris Brown? Depois, começou a música e essa pergunta perdeu o interesse... outra maior se levantou: Quem é que quer cantar como o Chris Brown? E aqui entra a minha opinião: ninguém. Porquê? Porque o Chris Brown nunca chegou a mudar de voz, coitado... Tudo bem que na altura em que se muda de voz, ninguém quer mudar de voz... as frases começam graves e acabam a esganiçar ou vice-versa e não é agradável. Mas depois de completo o processo, todo o homem fica contente por ter voz "à homem"! Ora o que o Chris Brown vem dizer é: "Olhem, eu tenho voz fininha, querem cantar como eu?!" Tem juizo, Chris, lá porque tens um problema, não queiras que outros o tenham também, não te fica bem... Claro que não tive tempo para mais considerações (e elas estavam a sair tão bem!), porque entretanto alguém gritou do banco de trás do carro: "Papá, música!" Numa coisa estamos de acordo, eu e a minha filha: as canções do Chris não são propriamente música... Já no que é música, eu e a minha filhota não conseguimos concordar!... Para ela, música são canções que envolvam relatos de alguém que atirou "o pau ao gato" e de quem estava "assentada à chaminé, veio uma pulga mordeu-lhe o pé". Ou então de alguém que viu "um sapo, um grande sapo, tudo comeu, nem ofereceu", o lambão... ou ainda de alguém que perdeu o dó da sua viola, da sua viola ele perdeu "o dó, do...rmir é muito bom, é muito bom (bis)"! Que pena que a criança não cumpra a letra da música ao fim de semana. E por aí fora, com lojas do mestre André, onde alguém comprou "um pifarinho, tiro-liro-liro um pifarinho"! Já para mim, música é uma coisa que envolva instrumentos musicais, mas cuja letra não fale deles! Por exemplo, o tão esperado novo álbum dos Anaquim: "desnecessariamente complicado"! Já está nas bancas, mas eu ainda não o comprei, porque com a crise ando com bastante aversão ao sítio onde ele está (a banca). Estivesse ele noutro sitio e já cá cantava, literalmente. Agora, permitam-me que discorde numa coisinha. Se a mensagem a passar é que não se deve complicar as coisas, porque se escolhe para nome do disco uma palavra que tem nem mais nem menos que 18 letras. "Ah e tal, que palavra é que vamos utilizar para o título do nosso álbum sobre como as pessoas gostam de complicar? Ah, já sei, escolhemos um advérbio de afirmação, ao qual juntamos um prefixo de negação, usando dessa forma no título do álbum uma figura de estilo - a ironia, que tão bem nos caracteriza - em relação à mensagem que queremos transmitir..." Realmente, mais simples não podia ser...

P.S.- Boa sorte e muito sucesso aos Anaquim com o seu novo álbum! Melhor, melhor, só se o José Rebola também ainda não tivesse mudado de voz... Já estive a cantar o "desnecessariamente complicado" com voz esganiçada, durante o duche, e olhem que vale a pena... tem é de ser durante o duche, que a água nos ouvidos ajuda para conseguir aguentar a minha própria voz!

4 comentários:

  1. Anticonstitucionalissimamente.
    Segundo a wikipedia
    Já foi a maior palavra da gramática portuguesa. Todavia, foi superada por pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.

    Desnecessariamente. 18 letras? é quase um ditongo...

    José Rebola - ao todo dez letras e um acento (não parlamentar)

    ResponderEliminar
  2. Caro Rebola,

    dois pontos: (já estão os dois pontos, era só! Obrigado e bom dia! Ou então não, vamos lá aos dois pontos, antecedidos pelos 3 pontos... e um parentesis para fechar o outro anterior)

    1 - Ora bem, também segundo a wikipedia, a palavra de 46 letras que referes é uma "amalgama de sindromes". Se é essa a bitola para comparares o título do teu albúm, por mim tudo bem... ;)

    2 - Este blog é uma espaço paralelo... aqui o José Rebola está acordado e a bombar comentários logo pela fresquinha às 8h e meia da manhã... ora aí está algo que a vida real raramente presencia!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. não sabes quem é o chris brown? então, o chris brown é o ______ que agrediu a rihanna. (sabes quem é a rihanna? ;P)

    http://blitz.sapo.pt/depois-da-agressao-a-rihanna-chris-brown-nao-para-de-perder-contratos=f41254

    em relação ao nome do albúm e à (des)complicação em o memorizar, ou relacionando com a incapacidade de descentração dos problemas de cada um, ou com os problemas do país, deixo só este link, retirado sem permissão do fb dos Anaquim ;P https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/430106_10150671933629771_85387049770_8974706_1984946824_n.jpg

    ResponderEliminar
  4. Essa imagem está um mimo! Desesperadamente!!! Muito bom... engraçado como os erros às vezes assentam tão bem noutro de contexto.

    ResponderEliminar