quinta-feira, 16 de maio de 2013

Constituição

O partido d`Os Verdes sugeriu que o estudo da constituição entrasse nos currículos dos programas do ensino básico e secundário. Logo o deputado da maioria Fernando Negrão veio dizer que era um salto maior que a perna, pois antes do estudo da constituição, que é um texto fortemente ideológico (como se isso fosse uma doença que pode contagiar os meninos), deveriam ser enquadrados os príncipios constitucionais. Conclusão: a proposta foi chumbada na assembleia, porque segundo a maioria a constituição já é estudada em várias disciplinas desde o ensino básico. No fundo, eu também considero que a introdução do estudo da constituição nos curriculos de ensino é capaz de ser um salto grande demais. Para mim, podemos começar por um passo mais pequeno: o de o introduzir nos curriculos dos membros do governo! Mas acho que nem com inspiração de Nossa Senhora de Fátima lá vamos... só funciona com a Troika! Santos da casa não fazem milagres...

2 comentários:

  1. eu voto na entrada da constituição no currículo escolar (acho que nunca a vi devidamente... e onde é que já vai a escola! :S). mas... já está no básico?! concordo que seja só para secundário - altura do pensamento passar de concreto a abstracto. antes é estar a forçar, mas poderiam começar a entrar com conceitos.

    voto também em falar-se dos impostos, IRS e afins no secundário. adonde a formação cívica?! :S

    ResponderEliminar
  2. Acho que eles se referem à disciplina de história, em que se fala quando e onde e em que contexto foi criada a constituição e o que significa. Mas que eu saiba não há nada de formação cívica nos currículos de ensino...

    ResponderEliminar