domingo, 10 de janeiro de 2010

Porquinho Global

Eu sei que já todos ansiavam por ouvir a minha opinião em relação a este grande tema que atormenta a sociedade e que passo a expor: Então não é que a tradução de "porquinho da Índia" para inglês é "guinea pig" (porco da Guiné) e não "indian little pig"?!

Inicialmente, pensei que fosse culpa de um qualquer tradutor com conhecimentos geográficos duvidosos, daqueles que dizem que a França é na Austrália... (Ai não há gente assim?! Então vejam aqui...) mas a questão é muito mais profunda. Segundo a Wikipedia, essa fidedigna fonte de conhecimento onde em tempos Socrates já foi um campeão mundial de surf, parece que a designação para porquinho da Índia poderá estar relacionada com a origem da chegada do animal a cada país. Na Holanda designa-se por rato espanhol, na China por porco holandês e na Alemanha por porquinho do mar. Quanto a isto, tenho a dizer duas coisas:

- Ponto 1: pelos vistos só nós e os alemães usamos o diminuitivo porquinho, o que quer dizer que somos os povos mais queridos e fofinhos. A história não nos deixa mentir. E mais importante que isso, hoje em dia é muito mais fofinho um cientista dizer "anda cá meu porquinho, para eu te injectar este produto de segurança duvidosa que ando a testar" do que "anda cá meu porco,...". A segunda abordagem até chega a ser demasiado agressiva para o tratamento que se vai dar ao animal. E daí que a ciência em Portugal e na Alemanha estejam a níveis semelhantes e bem lá para cima. Aliás, a ciência portuguesa está tão lá para cima que até já fugiu de vista...

- Ponto 2: gostaria de saber se em alguma parte do mundo existe a designação de porco do Djibouti ou rato de Antigua e Barbuda para este animal, só para vos mostrar que sei nomes esquisitos de países. Porquinho da Eritreia também era catita...

2 comentários:

  1. já eu tenho a perguntar uma terceira: porquinho do mar?! vem a nado ou quê? há lá embaixo uma nação de porquinhos que moram simplesmente no... mar?!...

    ResponderEliminar
  2. Sim, deve ser a fauna da Atlântida é rica em porquinhos... :P

    ResponderEliminar