sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Tanto para falar (III)

Terceiro assunto: então o Tribunal Constitucional (TC) chumbou outra medida do Governo?! E ainda se queixam das taxas de reprovação dos alunos portugueses a português e matemática. Como se costuma dizer, o exemplo tem de vir de cima. Com um governo com tantos chumbos, como hão-de as crianças não chumbar. No fundo, o acordão do TC diz que a lei fere o princípio da confiança. Tudo porque o governo mentiu e chamou "mobilidade especial" a uma coisa que na realidade é "despedimento". Por isso, a minha sugestão é que o governo comece a chamar as coisas pelos seus nomes. Não será fácil ouvir em vez de "Primeiro ministro" a designação de "Aldrabão" ou em vez de "Vice-primeiro-ministro" o título de "Irrevogável, o tanas!", mas se o TC assim ordena, é melhor começarmos a cumprir. Já agora, se o vice-campeão é o segundo, o vice-primeiro-ministro deveria ser na realidade o segundo-primeiro-ministro. Fica a nota... de qualquer das formas, seguindo as indicações do TC, a designação nova a usar mantém-se...

Tanto para falar (II)

Segundo assunto: E o Sporting, hein?! Dois jogos, duas goleadas! Uma equipa recheada de putos que jogam futebol, que até dá gosto. O presidente está a tentar manter a equipa distante dos aliciamentos dos empresários e outros clubes, mas eu acho que ele também deveria ter cuidado com o Carlos Cruz. Sou só eu a dizer... De qualquer das maneiras, o que mais me surpreendeu foi o facto das claques do Sporting estarem as três juntas a cantar um novo cântico de apoio durante cerca de dez minutos. Até pensei que por estarem as 3 claques juntas se tinha conseguido a quantidade suficiente de neurónios para decorar frases maiores que "Só eu sei porque não fico em casa" ou "E o Sporting é o nosso grande amor", seguidos de "Lalalas" avulsos. E a verdade é que por um lado, a letra agora é maior (grande feito, é uma quadra inteira!!!):

"Tu vais vencer, podes crer,
porque a nossa força é brutal,
mais de um século de história para contar, 
Sporting tu nunca vais acabar"

Mas por outro a única maneira de isto ocupar dez minutos é cantar-se muuuuuuuuuuuuuuito devagar e repetido muitas vezes! E é isso mesmo que acontece. No fundo é marketing, para não perder uma franja da população que sempre foi fiel ao clube: os entediados. Antes iam ver o futebol que era um tédio, agora fecham os olhos e ouvem esta música. Jesus caiu ajoelhado no Dragão e amanhã vai adormecer em Alvalade. Diz-se que até vão acrescentar uma nova estação à Via Sacra: Jesus caiu pela primeira vez, Jesus caiu pela segunda vez, Jesus adormeceu a ouvir um cântico! Enfim, o que vale é que a música fica no ouvido, querem ver:
Tu vais vencer, podes cre.... Zzz Zzz Zzz Zzz

Tanto para falar (I)

... que nem sei por onde começar. Podemos começar pelo record do Guiness que foi batido pela minha filha! Esteve mais de duas horas sentada à mesa em frente a um iogurte, a fazer birra que não o queira comer. Às tantas enervou-se tanto que mandou o iogurte ao chão! E felizmente, porque nessa altura fui ao frigorífico buscar um iogurte novo... passadas as duas horas o iogurte já devia estar estragado. No fundo, acho que estou a ser um bom pai. Não pelo facto de não quebrar em relação às birras da minha filha, mas porque estou a criar um ser que luta pelos seus ideais desde cedo. Se é assim com três anos, com 80 anos imagino-a mandar o andarilho para o primeiro-ministro da altura, que dada a linhagem dos que temos, não deve melhorar em qualidade. De referir também que tudo isto se passou sem eu encostar um dedo na minha criança. No meu tempo provavelmente tinha levado duas chapadas, agora não. É a mudança dos tempos, têm o exemplo da Síria: Toda a gente ralha com eles e diz que não pode ser, mas ninguém lá vai dar uns açoites valentes ao Assad. É curioso o nome dele, pois voltando à disciplina do meu tempo, ele bem que merecia uns açoites até ficar com o rabo todo Assad. Enfim, é o que há... continuamos com a nossa vida, tanto os que usam armas químicas, como eu que uso piadas de qualidade duvidosa... mas este é um indicador preocupante, a crise a chegar ao sentido de humor... já não há dinheiro para as histórias do inglês, francês e português, nem dos alentejanos (o salário mínimo pelos vistos ainda é caro e vai descer)... ficam pelo rabo Assad do Assad e já gozam...

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Aziados

Parece que o tribunal não deixa o Isaltino ser candidato à assembleia municipal de Oeiras. Segundo a decisão, o problema é que ele estará preso no momento da tomada de posse, pelo que não pode iniciar o cargo. Sempre pensei que o melhor gabinete para um elemento do poder local fosse a prisão, mas pelos vistos o tribunal não concorda. Vai o PS e escolhe para candidato para a junta de freguesia de Oeiras o Jorge Coroado. "Eh pah, para nos distanciarmos desta história do Isaltino e da corrupção, quem é que podemos escolher para candidato nas nossas listas?! É isso, escolhemos um árbitro". Brilhante. Realmente, com a associação que se faz automaticamente entre práticas de corrupção e a arbitragem ou o poder local, nada melhor que escolher um ex-árbitro para o poder local... assim o mostrador do corruptómetro (é um aparelho que mede a corrupção, vou patentear) de tão alto que marca, dá a volta e volta ao zero. "Mas oh Pedroto, o Jorge Coroado foi um árbitro sério e foi dos poucos nas época dele que nunca foi associado a casos de corrupção"... Pois sim, mas este foi o árbitro que depois de claramente prejudicar o Sporting durante um jogo, justificou os erros com estar com azia nesse dia. Alguém que me traga os Kompensans, que quem está com azia agora sou eu. E, já agora, alguém que me explique o critério para se poder ser candidato, que eu não entendo. Um criminoso não pode, mas um árbitro que prejudica já pode?! Vamos a ser sérios, senão não nos entendemos... mas vamos ser sérios para outro lado, que a seriedade faz azia a este blog.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PIBlicidade

É oficial: Este trimestre o PIB aumentou 1,1% em relação ao trimestre anterior, depois de 10 trimestres com crescimento negativo (eu diria decrescimento, mas os economistas é que sabem). Aposto que isto pode ser uma coisa boa (segundo os economistas de direita, é excelente, segundo os da esquerda, nem por isso), mas o meu ordenado continua com cortes (bem superiores a 1,1%), tal qual o trimestre anterior. E aparentemente vêm aí mais cortes (o que é criticado pelos economistas da esquerda, mas tem de ser, segundo os de direita)... Não entendo, mas isto da economia não é para todos... e pelos vistos depende do lado da sala de aula onde se está sentado durante o curso! Mas o que me deixa descansado é que temos aquela malta da SLN/BPN agora no Governo, eles percebem disso, vamos deixá-los trabalhar. De qualquer das formas, ouvi hoje um economista dizer que embora a noticia seja boa, é preciso prudência e ainda não podemos abrir a garrafa de champanhe. E aqui não tenho dúvidas que este economista tem razão, até porque duvido que nesta altura a maior parte dos portugueses tenha dinheiro para comprar champanhe..

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Já sou G'ande!

Tudo começou numa viagem de casa para o infantário... A minha filhota, no banco de trás, não conseguia dizer "barba", só lhe saía "babra"... "Não faz mal, pai, quando for g'ande eu consigo!" "Pois é filhota, ainda és pequenina! Tens de beber muito leite e dormir muito para cresceres e depois consegues!". É isto que os pais fazem, sempre que a criança fala em querer crescer, os pais aproveitam logo para dizer que elas têm de fazer o que não gostam, no caso, beber leite e ir dormir. Passaram dias, talvez semanas, alguns treinos "Diz ba-re-ba", "Ba-re-ba", "Boa, agora tudo junto: barba", "Babra!" até que finalmente saiu "Barba!!!"! Festa da grande, diz lá outra vez: "Barba! Barba, barba, barba!!!" O que eu não previ na altura foi o seguinte: sempre que dizemos à nossa filha que ela ainda é pequenita para fazer alguma coisa, ela pára, fita-nos e diz:"Oh Pai, mas eu já sou g'ande, já sei dizer barba. Queres ver? Olha, Barba!"... O que poderia ser um problema, mas para já ainda não é: "Pois é filhota, já és grande para dizer barba, mas ainda não consegues dizer grande! Gue-ran-de! Diz lá, tens de beber muito leite, bla, bla, bla, para conseguires!"... Imagino eu que não falte muito para ela conseguir dizer os Rs em todas as palavras sem grande dificuldade. Neste momento, já vai em "F'igorífico!"... portanto já não tenho muito tempo para inventar uma resposta, que envolva ela ainda precisar de crescer e beber leite e afins... No fundo sinto que é injusto a minha filha estar a evoluir na fala. É que há pessoas adultas que não conseguem dizer "os idosos". Não estou a falar do governo (não lhes chamam idosos, chamam-lhe fardo ou bode expiatório), estou a falar das pessoas que dizem "osjidosos"! Ou "asjigrejas", tudo com um silibar no J! Penso que foi a pensar nesta malta que o jornal I se criou, assim como assim, já há muita gente que a dizer "jornal" diz "jornali". "Outro dia estavam osjidosos a ler o jornali!" "Que jornal?" "Já te disse, o jornal I!" Enfim, mas o importante é que a esses, os pais puderem dizer sempre que eles ainda não eram grandes o suficiente para conseguir dizer essas palavras... E acaba por ser injusto, porque afinal é mais fácil criar uma criança em Viseu que no resto do país.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

E tudo o SWAP levou...

Diz-se que o JPJ (ver post anterior) já cá não canta... aguarda-se agora o anúncio do pelouro a que corresponde o seu futuro alto comissariado. É engraçado que "forjar" uma licenciatura dá para ficar 2 anos no governo, mas sugerir ao Governo engenharias financeiras para mascarar contas só permite ficar durante 7 dias. No entanto, fazer parte do Governo e mascarar contas dá para ficar a legislatura toda. É a política em Portugal. Gosto de pensar que foi o meu post anterior a gota de água que tornou a pressão sobre o JPJ insustentável e o levou a pedir a demissão. Ou fui eu ou foi o Marcelo, mas como ele se demitiu logo a seguir ao mesmo post e o Marcelo já tinha falado no domingo, acredito que fui eu. Toma lá, Marcelo, embrulha! Com a quantidade de livros que ele em cima da mesa, papel para o embrulho não lhe deve faltar. Mas voltando ao JPJ, diz ele que a campanha que fizeram contra ele mostra o pior que há na política portuguesa. No caso do JPJ é capaz de ser essa campanha e um espelho, mas isso sou só eu a dizer, que nunca fui de entrar no insulto fácil e gratuito. Aliás, este governo tem sido para mim tudo menos gratuito, que bem que o tenho pago. Agora só falta demitir-se a ministra das finanças para termos um efeito SWAP completo. O efeito SWAP é idêntico ao efeito dominó, mas com políticos em vez de peças de dominó. Parece que os estou a ver, todos alinhadinhos, damos um piparote no primeiro e depois é tudo a cair por aí abaixo! Que imagem bonita! Bom, o verdadeiro propósito deste post era usar (provavelmente pela primeira vez) num post sobre política a palavra piparote, portanto por hoje está feito.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Amnésia

Joaquim Pais Jorge (JPJ), novo secretário de estado do Tesouro, propôs alegadamente SWAPs tóxicos ao Governo de Sócrates para mascarar as contas públicas, negócio que o governo da altura não aceitou. Esta notícia esta a chocar a opinião pública, pois vem agora mostrar que nem todas as decisões do Sócrates durante a sua legislatura foram erradas. Não, aqui ele acertou. De resto, uma vez que JPJ é apenas mais um ilustre desconhecido que sai dos meandros da banca para o Governo, a sua alegada proposta não espanta ninguém. De facto, para mim o que é espantoso é que JPJ, para sua defesa, alegou que já não se lembrava se esteve nessa reunião ou não. Isto sim, é de valor, pois aparentemente (o que é bem diferente de alegadamente) a prática de propor produtos financeiros tóxicos a governos para mascarar contas era algo tão habitual para o JPJ, que ele nem se lembra se esteve nessa reunião ou não. Alegadamente, o JPJ quis ajudar a arruinar o estado, aparentemente agora vai conseguir. Diz a oposição que este é um caso em que se pôs a raposa a guardar as galinhas, mas na minha perspectiva o que se passa é que há muitas raposas a guardar um única galinha, das magras e, pelos vistos, intoxicada. Se o JPJ jogar a carta "como quer que eu me lembre, eu nem me lembro do que comi ontem" eu apostava que foi galinha. Mas apostava a feijões, que não tenho dinheiro para apostar a sério. E ainda dizem que "Caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém," o meu ordenado que o diga!... Outra coisa, alguém me sabe dizer o que é que aconteceu às agências de rating? Nunca mais ouvi falar delas... será que não têm um nível previsto para a qualidade do nosso governo? "Oh diacho,... então já estavam no nível mais baixo e agora metem lá um ex-dirigente da SLN e outro que quis impingir SWAPs tóxicos... Só se nós criarmos um nível novo: Lixo, Abaixo de lixo, Qualidade de jogo do Sporting na época passada, Esgoto, Abaixo de esgoto, Governo português. Acho que assim está bem, confirma só com o Relvas que não temos erros ortográficos..."

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

He is back!

Relvas sai deste país à beira-mar plantado para ser, ele próprio, plantado como Alto Comissário da Casa Olímpica da Língua Portuguesa. Sem dúvida que é a pessoa mais indicada para o cargo, pois imagino eu que o cargo exige entender muito bem (ou mesmo, a nível olímpico) a língua portuguesa. Nada melhor que um tipo que conseguiu ser chamado Doutor, sem o ser. Note-se que o Relvas acabou a sua "licenciatura" com uma oral ilegal, portanto que não haja dúvidas que ele domina a oratória e a língua portuguesa. Eu por exemplo, estou com alguma dificuldade em entender os significados de algumas palavras e expressões como "irrevogável" ou "eu não menti sobre os SWAPs"... pensava que sabia o que qeuriam dizer, mas não...deve ser do novo acordo ortográfico. Mas se não for alguém do calibre do Relvas a clarificar esta situação para mim, não consigo imaginar quem será.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Pensamento de Verão - Perigo: Animais Selvagens

Ora aqui está um sinal interessante:
Segundo recordo do código da estrada, este sinal indica o perigo de animais selvagens atravessarem a via. O problema é o seguinte: Quantas vezes é que eu já vi este sinal de trânsito? Muitas! Quantas vezes é que eu já vi um animal selvagem depois de ver um sinal destes? Nunca! Portanto tenho duas possibilidades:
1- Os animais selvagens não querem nada comigo;
2-  O sinal agora quer dizer outra coisa;
Eu aposto na segunda! Afinal, como o animal está feliz, a saltar e a fugir e este sinal se encontra geralmente no interior do país, eu acho que o sinal quer dizer "Zona de Emigração", se bem que deveria ser substituído por este:
Vim do Algarve para a grande Lisboa pela estrada nacional e vi uns 10 sinais (na versão do veado) pelo Alentejo dentro, mas não vi vivalma... tirando um ou outro GNR agarrado ao radar de velocidade. E convenhamos que este sinal tem bastante utilidade. Não é a mala de cartão que vai proteger o emigrante quando este parte do país... nem o fio de ouro ou camisola da selecção quando este volta para as férias em Agosto. Além disso, sempre temos a certeza que não nos enganámos no caminho e fomos parar a França, estamos apenas numa zona de emigração no Verão! Bom, fica a sugestão, só com recolha dos veados dos sinais e a sua exportação aumentamos o PIB. Se aos veados juntássemos na exportação os administradores do BPN e da SLN aí o ganho era bem maior, não pelo valor comercial dos mesmos, mas porque iam burlar para outro lado... Deve ser por isso que cada vez se fala mais que a saída da crise está nas exportações... deve ser à exportação desta malta que eles se estão a referir...