sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Os amigos do Gaspar

O nosso ministro Gaspar tem um jeitinho para falar em público que é coisa para me deixar contente... desde a sua famosa explicação para o desvio colossal, que tenho estudado com cuidado a sua excelente capacidade oratória! E hoje Gaspar não deixou os seus créditos por mãos alheias, durante a conferência de imprensa sobre a dívida da Madeira (é verdade, parece que a Madeira tem um buraco financeiro tremendo! Também só soube hoje, que pelos vistos tem-se falado muito pouco disso ultimamente). Eu felizmente vinha a conduzir e tive a felicidade de ouvir a conferência de imprensa desde início. Para começar, Gaspar gasta cerca de 5 minutos para enumerar em detalhe os elementos constituintes da equipa que realizou a auditoria e a agradecer-lhes o trabalho minucioso! Ora bem, as fichas técnicas dos filmes aparecem no fim porque se fossem no princípio os espectadores adormeciam antes de começar. Gaspar tenta exactamente colocar a ficha técnica do apuramento da dívida no início, para ver se quando chegasse a parte de revelar a dívida já estava tudo a dormir. Só que ouvir Gaspar no seu tom monocórdico é tão bom que ninguém quer dormir. Fica tudo ali desperto, à escuta!  Depois, Gaspar passa mais 5 minutos a caracterizar a extrema exactidão e precisão com que se chegou ao valor da dívida (nesta fase ainda desconhecido), ressalvando no final que afinal este valor pode ainda vir a ter alterações. E enquanto nós estamos baralhados com esta contradição, pumba, dispara o valor: 6 mil e trezentos milhões! Ainda mais que os 5 mil milhões que se falava (pouco, mas falava)! Mas logo a seguir, Gaspar, sem alterar o tom monocórdico, acalma os portugueses: este valor é apenas 123% do PIB da Madeira! Calma, isto equivale apenas a 600% da receita efectiva da Madeira ou a 927% da receita fiscal do governo regional. Aí está, não fosse Gaspar a transmitir esta notícia e eu ainda era capaz de me preocupar com isto, agora assim... é curioso que eu só conhecia um Gaspar antes deste... e esse também falava bem, mas era com um manjerico! Já este Gaspar parece que fumou um... diz que dá mais moca se não se tirar a bandeirinha com a quadra...

5 comentários:

  1. duas palavras para ti: em grande. :D
    atrevo-me a dizer que é dos teus melhores (e olha que é difícil fazer estas atribuições!) ai se não fossem os políticos e as dívidas e as desgraças desta vida, com que descomprimiria uma pessoa?!!

    ResponderEliminar
  2. Dos meus melhores? :D Olha que nisso eu sou muito cuidadoso, tento sempre ter os meus posts ao mesmo nível, para nenhum se destacar... está sempre ali, niveladinho, entre o mediocre e o mediano... ;)

    ResponderEliminar
  3. :P

    outra coisa que reparei. o Sr. Vítor Gaspar a falar parece a menina dos comboios CP urbanos, que diz as frases com intermitências entre as palavras. pergunto-me porque o faz (já que não me parece poder gozar da limitação tecnológica de andar a montar frases aos bocadinhos que a CP pode invocar!). será que se preocupa com os portugueses e não quer que ninguém perca pitada apenas por ter uma velocidade de processamento inferior? não sei, mas fico a pensar nisto...

    ResponderEliminar
  4. ... ou será que, afinal, ele também vai montando as frases aos bocadinhos?...

    ResponderEliminar
  5. Bem visto... A única certeza que eu tenho é que os discursos do Gaspar são tão empolgantes como os da menina da CP! Se calhar é a mesma pessoa que os escreve e tudo! Tenho de descobrir quem é, para ver se quer fazer aqui uma perninha no Olha, tu queres ver?!...

    ResponderEliminar