sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Saber popular... só tem de rimar!

O saber popular está sempre certo! Especialmente porque para a maior parte dos ditados há sempre outro que prevê o contrário e portanto está sempre tudo bem... Ora sai exemplo: suponhamos que eu plantei alhos nos dois últimos anos e nunca me deu nada... este ano vai dar que á terceira é de vez. Ou então não, que não há duas sem três. Quando plantei o alho?! Acho que em Dezembro... ah pois, se queres ser bom alheiro, planta alhos em Janeiro... mas agora que penso melhor, acho que foi em Janeiro... se queres um bom alhal, semeia-o antes do Natal. Bolas, vou plantá-lo agora, que quem planta no Outono, leva um ano de abono. Mas parece que com o novo orçamento o abono vai acabar portanto o melhor é ir com calma, que depressa e bem não há quem! Hum, se calhar o melhor é fazê-lo já, não deixes para amanhã o que podes fazer hoje. Ou então espero, que quem espera, sempre alcança... Não, afinal vai mesmo agora que quem espera, desespera... Oh caramba, estou mesmo baralhado... vamos lá ver mais uns provérbios populares para ver se fico esclarecido:

- Quem quiser o alho cachapernudo, plante-o no mês do Entrudo.
(Ah?! e se for só alho normal?);

- Fevereiro é dia, e logo é Santa Luzia. 
 (Se calhar não tem a ver com isto... nem com nada de que me lembre);

- Flor ao peito, asno perfeito.
(Nada de flores na lapela... fica anotado!);

- Nas costas dos outros se vêm as nossas.
(Contorcionismo... nada falta neste blog);

- Se queres ver o teu corpo, abre o teu porco.
(Cada um fala por si...)

- Natal a assoalhar e Páscoa ao mar.
(Hã?!);

Enfim, voz do povo, voz de Deus, e mais não digo que vozes de burro não chegam ao céu...

Fonte: http://proverbios.aborla.net

4 comentários:

  1. :)

    Fantástica análise da sabedoria popular! Qual equações, demonstrações e afins para complicar a nossa cabeça! A tentativa de encontrar coerência nos provérbios é muito mais difícil!

    P.S. Sou fã!

    ResponderEliminar
  2. VOCÊ É O 1º COMENTARISTA DESTE BLOG! PARABÉNS!

    Espero que o teu cache seja mais pequeno que o do Prof. Marcelo... quanto aos livros, podes ir começando com as sugestões, que já levas 2.345.334 de atraso.

    P.S.- Bem-vinda! ;)

    ResponderEliminar
  3. Seja em que mês for...pensa seriamente em plantar o teu alhal, afinal:

    "Alho e limão são meio cirurgião."
    Sabias deste poder curativo do alho?

    E atenção que:
    "Alho e vinho puro levam a porto seguro."
    Ah, pois é!

    (para não destoar dos comentários a este post)
    P.S. Muito, muito bom!!!!

    ResponderEliminar
  4. Benvinda, Inês B, a este forúm de discussão que nesta altura tenta ocupar o lugar deixado em aberto pelo TV Rural do saudoso Eng. Sousa Veloso. Quanto aos provérbios que indicas, eu não os conhecia, mas imagino que deviam ser do conhecimento da minha avó... pelo menos o primeiro. Reza a história que o alho faz bem à circulação e ela então resolveu engolir um inteiro... o resultado foi uma ida ao hospital com o alho entalado na garganta... não deu cirurgia, mas quase (lá está, só meio cirurgião). O povo é que sabe... o povo é um sabão! ;)

    ResponderEliminar