sexta-feira, 22 de junho de 2012

Pós Jogo

Notícia em primeira mão: Portugal está nas meias-finais do euro! Aposto que ninguém sabia, é dificil ter-se acesso a estas notícias. Liga-se a televisão ou o rádio, abre-se o jornal e nada sobre o Euro 2012, só se fala na reforma do sistema judicial, e que agora se pode tentar roubar leite sem consequências. Segundo a nova lei, o roubo de um bem essencial em que este seja recuperado ou o valor seja restituído, só pode ser levado a tribunal mediante o pagamento de uma taxa (que ultrapassa largamente o valor do item) e portanto nenhum ladrão destes vai a julgamento. É isso... só se ouve falar sobre esta reforma na justiça e sobre os cortes nos subsídios da função pública que ocorreram este mês... sobre o Euro 2012, nada! Por exemplo, no meu recibo de vencimento aparece:
Subsídio de férias: X
Artigo 21.º OE2012: -X
Ou seja, eu pensava que não, mas recebi o subsidio de férias, no valor de X. Acontece que o Artigo 21.º do OE2012 me roubou esse mesmo valor de X. E como o meu subsídio de férias é um super bem essencial para o OE (orçamento de estado), não me vale a pena ir a tribunal e mais vale deixar fugir o ladrão... pelo menos é como eu entendo a nova lei. Neste caso, como é super, não interessa se o valor não é recuperado, o ladrão não é levado a tribunal!
Voltando à noticia de abertura, estava aqui a pensar que já dava para fazer uma seleção só com os ex-internacionais agora comentadores do Euro nos vários canais, ora vejam:
Guarda Redes:Vitor Baía (RTP), Ricardo (TVI),
Defesas: Fernando Mendes(SIC), Paulo Madeira (SIC), Helder Cristovão (Sapo), Álvaro Magalhães (SIC),
Médios: Oceano (RTP), Rodolfo Reis (SIC), Dani (TVI), Rui Costa (TVI), Pedro Barbosa (TVI),
Avançados: Futre (Al-Jazeera?), Nuno Gomes (RTP)
Três conclusões: A primeira é que se tirava daqui um 11 jeitoso e que ia haver batatada para ver quem ia à baliza! Na minha escola nunca ninguém queria ir, mas aqui era ao contrário. A segunda, por este andar teremos o Coentrão a comentar o Euro 2028 para a TVE, usando o seu espanhol das Caxinas:

 
É com conferências de imprensa com esta calidade que se fazem los grandes comentadores, que lo diga o Futre (isto também é em espanhol das Caxinas). Por fim a terceira conclusão: ainda não consegui confirmar se o Futre sempre é comentador da Al-Jazeera... o que não é uma conclusão, mas não ia dizer que tenho 2 conclusões e uma dúvida! Enfim... o que eu dava para ver o Futre, de turbante, a falar dos charters com ucranianos que vão vir... e dos braços, nunca esquecer os braços!!!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dos 3 Fs ao FSP

A Grécia está prestes a sair do Euro e Portugal se não ganha hoje vai a seguir... "Ah", pensavam vocês,"tu queres ver que ele vai falar de economia? não, afinal é futebol"... É assim, há que ter as prioridades bem definidas: Primeiro o Euro de futebol, depois o S. António e no fim, se houver tempo e discernimento, talvez se fale no momento do país. Para economizar (está na moda), uma vez que já falei da primeira, vou falar das duas últimas ao mesmo tempo. Então foi hoje notícia na RTP que ontem no S. António as pessoas comeram mais sardinha no pão que no prato, por ser mais barato?! Isto depois de uma hora a falar da selecção. Hã, lá está: Futebol, S. António, País (FSP). Por falar em S. António, ontem o Alto do Pina ganhou as marchas, ganhando ainda o melhor desfile da Avenida da Liberdade, a melhor coreografia, o melhor figurino (ex-aequo com Alfama), a melhor letra e a melhor musicalidade. Caramba, com tanta coisa boa, mais parecia Chelas, sempre a gamar aos outros... A melhor cenografia foi para Alcântara (3.º lugar), enquanto Alfama (2.º) venceu na categoria de melhor composição original. Eu também uma vez ganhei a melhor composição da turma e fui lê-la à turma do lado. O tema era: "Porque me porto mal na escola" e estou à vontade para dizer isto, porque a minha filha ainda não sabe ler. O prémio de figurino mais espampanante foi ganho pelo José Castelo Branco, que embora não tivesse ido, ganha sempre este prémio, mesmo em comparação com os trajes das marchas. Mais ainda, segundo a notícia "a marcha da Ajuda foi desclassificada “por incumprimento do regulamento”, nomeadamente no artigo que corresponde à composição das Marchas Populares, refere a EGEAC no comunicado". Não sei quem é a EGEAC, mas aposto que é gente que se sente com poder por poder eliminar uma marcha com base em artigos de regulamentos. Já a Ajuda, podia ter pedido a própria aqui a mim, que de composições percebo eu, conforme descrito atrás e no meu CV. Enfim, agora só não sei como vai ser a reportagem da RTP mais logo... será que vai ser nos Santos populares, onde as pessoas foram festejar a vitória de Portugal, ou será que vai ser nos Santos populares, onde as pessoas foram afogar a mágoa da derrota de Portugal. Sempre achei piada às qualidades de nadadora da mágoa. Pelos vistos só se afoga em álcool, que nunca vi ninguém afogar a mágoa em água... deve ser do radical livre do álcool, que como o próprio nome indica é um tipo que de dia faz surf e à noite anda de moca a bater em tudo o que lá passe. Daí que quando se bebe muito, a quantidade de radicais livres cá dentro é tanta, que no dia a seguir parece que andaram à paulada dentro da nossa cabeça... não parece, andaram mesmo. E como é que eu sei da dor de cabeça? Disseram-me, eu nunca experimentei! (isto é para o caso de a minha filha vir a aprender a ler entretanto)...

sábado, 9 de junho de 2012

Toni

O Toni disse numa entrevista que "A melhor seleção dos últimos 10, 12 anos foi a de 2000". Já eu, não estou completamente de acordo... a dos últimos 10 anos, até concordo que foi a de 2000 mas a dos últimos 12 teria de pensar melhor... Agora que venham os alemães, que até os comemos (este post foi escrito antes do jogo, pelo que não sei quem comeu quem)...

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Agarra mais rápido que a sua própria sombra

Nota prévia: não leiam este post se estiverem a comer ou se o tiverem feito há pouco tempo. Posto isto, cá vai. Descobri que a minha filha tem reflexos mais rápidos que eu. É verdade... até há dias a minha filhota dizia "O que é isto?!" enquanto se baixava para apanhar qualquer coisa do chão que não podia (como por exemplo, uma beata de um cigarro) e eu tinha a rapidez para ou dar um pontapé na coisa que ela ia apanhar antes que ela conseguisse, ou puxá-la para trás, ou mesmo (imaginem só a rapidez) baixar-me, agarrar na mão dela e afastá-la. Isto até aqui há dias, porque agora tudo mudou... a minha filha já é mais rápida que eu a apanhar coisas do chão! Também ela está em vantagem, que ela está mais perto! É capaz de ser uma desculpa que eu fiquei meio enervado com a situação (e já vão perceber melhor porquê). Sempre soube que chega uma altura em que os filhos têm melhor capacidade física que os pais, mas nunca pensei que fosse logo aos 2 anos. E além disso, o que é que a minha filha escolheu para apanhar para me demonstrar que (qual Lucky Luke) é mais rápida que eu? Isso mesmo, bosta de cão! Sim, as crianças têm este dom! Quando é algo que não podem fazer "só mais ou menos", não conseguem (ou fingem que não conseguem). Quando é algo que não podem "mesmo" fazer, parece que lhes dá uma adrenalina tal que ninguém as pára. E pensar que minutos antes em casa a tinha proibido de comer uma bolacha, só porque ela tinha caído ao chão...